O Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação (Jornalismo, Radialismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Cinema e Audiovisual,...) ENECom realizar-se-á em Alagoas, na capital Maceió, de 04 a 10 de setembro de 2005. Além do quê de viagem ou "turismo pedagógico", a função d'um Centro Acadêmico é motivar e inscrever sua comunidade estudantil, ou ao menos uma parcela considerável e representativa dela, à participação em encontros dessa categoria e magnitude; para que os próprios se sintam inseridos naquela realidade e compartilhem suas idéias, pensamentos, reflexões acerca do fenômeno comunicativo e da contemporaneidade dos fatos que o arredoram ou arrudeiam suas vidas enquanto conquistadores do saber superior, da formação intelectual, enfim.
Eis então que a reitoria nos prega uma peça, um logro, um desazo sem dimensões: num primeiro momento nos "promete" e "assegura todos os esforços" no sentido de providenciar um ônibus da instituição para seguir rumo ao evento e trazer de lá estudantes renovados com horizontes mais amplos e vertentes mais profundas acerca da Comunicação Social nacional; num instante posterior, nos renega a dívida e " pode oferecer" dois bilhetinhos de passagem em transporte coletivo para os alunos que mais se destaquem e sejam votados para tal finalidade - representar o corpo discente deste curso e levar projetos próprios para o encontro.
Longe de qualquer suposição, cremos que é bem necessário sim fomentar a produção científica dos acadêmicos e selecionar aqueles melhor preparados para conquistar algum espaço na situação; todavia, querer promover a Universidade e elevar o nome de seus atuais gestores frente aos demais centros de ensino superior ou universitários manipulando uma agremiação estudantil de forma a prejudicar nossa atuação junto aos estudantes todos; e através de um descaso e um descompromisso para conosco outrora estabelecido da parte deles... é ultrajante, sobrepujante, uma mixórdia!
Apesar das intempéries e rebuliços, iremos mostrar pra esses que nos desconsideram, como se fôssemos vassalos de sua piedade, que temos sim projetos, temos sim pessoas esforçadas e responsáveis, temos sim, e definitivamente o temos, pessoas que prezam pelo caráter pessoal e da instituição da qual passam a representar. Sejamos profícuos defensores da ética profissional e pessoal: respondamos às críticas e inverdades àquilo que nos cabe - escrever com responsabilidade e criatividade a história da Comunicação Social neste Estado e nesta cidade e neste campus, relevando quaisquer abrupções alheias que nos forem (im)postas. Viva os honestos, porque eles é que sustentam o mundo ainda....
João Paulo, na condição de coordenador jurídico momentâneo deste CA mas principalmente na posição de aluno deste curso.
#__ Cacos - UFPI __# ENECom 2005...aos trancos e barrancos...
30 agosto 2005
Escrito por Fábio Mário em 19:41 :