<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d13031105\x26blogName\x3d%23__+Cacos+-+UFPI+__%23\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://cacosufpi.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://cacosufpi.blogspot.com/\x26vt\x3d-7546507036121965604', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Ministro vem para garantir que HDIC vai para HU
23 julho 2007

Carlos Rocha
A visita do ministro José Gomes Temporão contou com vários acertos e afagos entre o governo federal e estadual. Entre os assuntos tratados esteve a transferência do Instituto de Doenças Tropicais Nathan Portela (antigo HDIC) para o Hospital Universitário da UFPI. Os governos apoiam a transferência e garantem os recursos. Estudantes da protestaram contra o projeto que segundo eles não contempla a função de um hospital universitário.
Os estudantes que fizeram um protesto no Palácio de Karnak contra a transferência com faixas onde está escrito “Ministro, queremos ser ouvidos”, divulgaram uma carta com os motivos de serem contra a transferência. Os estudantes alegam que hoje contam com a benevolência do Governo do Estado para poderem ter o ensino prático nos hospitais públicos. Entretanto eles perguntam na carta “até quando durará a harmonia atualmente existente entre a direção da UFPI e o Governo do Estado ? E se essa harmonia for desfeita?”. É alegado também que com a mudança e por isso o afastamento do Instituto de Doenças Tropicais do Pólo de Saúde haveria grande prejuízo para os pacientes. Para eles a transferência “redundará em vício administrativo de desvio de finalidade, fugindo completamente dos objetivos iniciais planejados para aquela unidade”.
O diretor geral do Instituto Nathan Portela, Carlos Henrique Nery Costa, explicou que o instituto funcionaria com a função que tem hoje no Hospital Universitário por mais 30 anos. “Está garantido que o Instituto de Doenças Tropicais funcionaria como tal por mais 30 anos lá no Hospital Universitário”, disse Carlos Henrique. Ele alega que no instituto não há mais espaço e que “não tem mais espaço para nada, não tenho como atender aos pacientes de ambulatório, não tenho área de urgência”. Carlos Henrique diz que o hospital está no limite, mas que o número de leitos é praticamente o mesmo que seriam obtidas com a mudança para Hospital Universitário. “O meu problema não é o paciente internado e sim infra-estrutura e lugar para paciente de consultório que lá (no Hospital Universitário) tem de sobra”, disse Carlos Henrique.
Sobre o assunto, o governador Wellington Dias (PT), disse que “eu quero dizer que tão logo a gente conclua o estudo da viabilidade a gente crie uma fundação estatal que possa vir a apresentar para o Ministério da Educação e equipe e trabalharmos junto uma formatação e imediatamente após terminarmos encaminhar para o ministério para se proceder a parte do projeto”. O ministro José Gomes Temporão disse que a transferência vai depender da apreciação do projeto e se não houverem obstáculos ele espera uma solução rápida. “Se não houverem óbices legais ou institucionais para que a gente possa fazer isso o mais rápido possível eu espero que nós fizesssemos uma solução rápida para isso porque eu vejo que essa decisão se insere nessa perspectiva de resolver problemas crônicos e mostrar que a gente está tentando resolver as questões de maneira competente”, disse Temporão.

Escrito por Carlos Rocha em 18:42 :