Carlos Rocha
O que é a União Nacional dos Estudante hoje? O Congresso Nacional da Une mostra bem o que é: apenas brigas políticas partidárias para ver quem "representa" os estudantes que em conjunto dizem que não são representados por nenhuma entidade.
A Agência Brasil fez uma cobertura interessante do Conune. Mesmo sendo do governo, foi neutra e deixou a cada um a possiblidade de fazer os juízos de valor possíveis. Na matéria "PCdoB aproveita congresso da UNE para conquistar filiados " o título já diz tudo sobre os tentáculos políticos que entram no movimento e são responsáveis pela paralisia que este vive hoje, já que a UNE é governista e não há alternativas reais.
Outra passa até uma impressão mas é outra coisa diferente. Na matéria "Grupo minoritário defende eleições diretas na UNE" até parece que este grupo minoritário quer independência dos partidos e do governo, mas na realidade o tal grupo é diretamente ligado ao governo e não quer nada muito diferente da União da Juventude Socialista tendência que a anos gere a Une e se confunde até com a própria entidade.
Com a matéria "Nova presidente da UNE quer R$ 200 milhões para assistência estudantil " a nova líder, Lúcia Stumpf, quer compensar a falta da entidade nas lutas estudantis por melhores condições de estudo com a política de pão e circo que marcou as últimas gestões da UNE. Agora vamos ao humor com a última das matérias que vi: '"Estou me aposentando do movimento estudantil", diz Gustavo Petta no último dia como presidente da UNE ' Quem diz uma dessa é porque nunca esteve mesmo no movimento estudantil para participar e sim para lucrar já que só se aposenta quem trabalha e recebe como empregado.
Antes que se insurjam vozes dizendo que sou injusto digo que foi tanto tempo que o ex-presidente ficou que ele merece mesmo se aposentar.