O ministro da Educação hoje no cargo, cujo nome não interessa para a informação aqui, está (segundo conversa travada entre mim e Emanuel) deixando a Reforma Universitária instalar-se na base do sistema banho maria: ninguém se lembra, as atenções foram distorcidas para fatos outros e os estudantes agitados e reclamadores de antes parece terem abdicado ou relegado a causa a um momento mais "oportuno".
Infelizmente, como estudo em Universidade Pública atualmente..mas já estudei em duas Faculdades Particulares daqui... conheço um pouco ou um muito da diferença entre as estruturas, infra e super, de ambas instituições. A diferença e a ojeriza só tendem a aumentar se não fizermos nada perante isso. O FIES (Financiamento Estudantil) a meu refletir é um endividamento a médio e longo prazo para os estudantes mais carentes que se arriscam numa formação em terceiro grau privada; o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o ENADE (Exame Nacional de Avaliação do Desempenho Estudantil), além dos anteriores Provão e PSIUS da vida, são institutos úteis se aplicados condizentemente às características e condições de ensino, aprendizagem, pesquisa e extensão desde o prézinho infantil até as carteiras e campi universitários/faculdatários.
Se alguns de nós não nos preocupamos com isso e preferimos escrever textos sobre nós, fotografar nossas aventurinhas, filmar nossos joguinhos de brincadeiras, etc. não faz mal. Mas se você diz de peito aberto: faço parte de movimento estudantil de comunicadores sociais e só comunica algo pra si próprio você deve ser ou estar errado. E é por isso que saio do movimento hoje com a certeza de que não fui pior nem melhor: fui apenas mais um que teve esperança, teve vontade, teve brigas e teve amizades sólidas e proveitosas. Mas como o tempo e o espaço são modificados a cada dia que o Diabo dá...sigamos nossos predestinos. Valeu e boa sorte pra quem fica. Passar bem..mal!
João Paulo
ex-coordenador jurídico e ex- erra tudo do CACOS.
#__ Cacos - UFPI __# Reforma Universitária renegada ao amnésico político e despedida de sorrateiro
09 novembro 2005
Escrito por Fábio Mário em 12:51 :