<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d13031105\x26blogName\x3d%23__+Cacos+-+UFPI+__%23\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://cacosufpi.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://cacosufpi.blogspot.com/\x26vt\x3d-7546507036121965604', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>

Problemas no movimento estudantil
28 fevereiro 2007

Carlos Rocha
Hoje em dia, fora da diretoria do Cacos, vejo a importância da participação de cada um dos estudantes dentro da diretoria. Sem essa participação nada adianta reclamar dos problemas pelos quais o curso enfrenta atualmente e os avanços que poderiam ser buscados, mas não são.
Lendo o "Calandragem"107, vi uma matéria sobre o desuso que o movimento estudantil enfrenta atualmente. Foi uma reportagem contundente sobre o verdadeiro abandono que os centros acadêmicos enfrentam atualmente. Dentro da matéria, contudo, chama a atenção os motivos básicos para esse abandono: os estudantes que não se interessam e os CA´s que muitas vezes se isolam. Antes, durante e depois de participar da gestão sempre defendi a necessidade de que os estudantes participassem das ações e decisões do Centro Acadêmico de Comunicação Social justamente porque a diretoria é apenas uma liderança entre iguais. Não são seres superiores que assumem a gestão, mas estudantes iguais aos 250 que estão dentro do curso. Não procurar saber o que acontece dentro do Cacos, para mim é passar pela Universidade apenas para apreender conteúdos e não para obter uma formação humanista.
É como se o estudante saísse do ensino médio, mas a mentalidade do ensino médio não saísse dele. Não defendo que todos entrem para a diretoria e sim que procurem conhecer o Cacos e dar a sua contribuição para os projetos, ou até mesmo criar projetos. Por outro lado, a diretoria muitas vezes acaba ficando muito afastada dos estudantes, tanto pelo excesso de ações dentro e fora do Cacos a se realizar quanto por um conformismo. É como se "mesmo que eu quisesse chamar os estudantes, não adianta já que eles não vão participar mesmo". Não dá para pensar assim, porque senão a gestão cai no conformismo que já está em muitos alunos. Além disso, muitas vezes as próprias gestões se dividem entre os que atuam e os que não atuam, ao invés de se unirem por serem "sobreviventes" entre os muitos que não procuram conhecer a realidade do curso e ajudar em mudanças.
Textos como esse criam uma estranha polêmica porque aparentemente geram generalizações. Só gostaria de dizer que não há generalizações porque enfim se todos os estudantes fossem omissos não haveria gestão no Cacos, e apesar das eleições serem com chapa única há mudanças a cada gestão.

Escrito por Carlos Rocha em 20:10 :