<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d13031105\x26blogName\x3d%23__+Cacos+-+UFPI+__%23\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://cacosufpi.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://cacosufpi.blogspot.com/\x26vt\x3d-7546507036121965604', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>

Encontros: Possibilidade de avanços
05 março 2007

Carlos Rocha
Dentro de um curso com problemas graves de infra-estrutura e quadro de pessoal (faltam computadores, câmeras, microfones... técnicos e professores efetivos), uma alternativa que surge para crescer sem ignorar o problema são os encontros de formação.
As universidades que tem cursos de comunicação vêm realizando vários encontros. A UFPI, com a Semana de Comunicação e o Ciclo de Palestras realizados a priori pelo Centro Acadêmico são exemplos de discussão sobre a mídia piauiense, assim como está acontecendo a formação dos jornalistas piauienses. Os nomes dos encontros que acontecem na Uespi, na Faculdade Santo Agostinho (FSA), no Ceut e Aespi me faltam no momento, mas são importantes tanto para avanços na discussão sobre a mídia como por também se mostrar as situações entre as universidades. A Uespi assim como a UFPI tem grandes problemas enquanto a FSA, Ceut e Aespi como faculdades particulares por estarem bem resolvidas sobre infra-estrutura e quadro de professores avançam por outros campos de discussão.
Os encontros não são ações de efeito imediato, afinal não é o simples fato de se mostrar as feridas que vai ajudar a cicatrizá-las. O curso da Uespi passou por mais problemas que o da UFPI e apesar de ainda passar por dificuldades pode demonstrar avanços e com certeza os encontros tiveram um papel importante. Além disso, os encontros são a possibilidade de expor materiais produzidos pelo curso, como documentários, fotografias e também jornais. Dentro da "Semana de Comunicação" (2005), houve exposição de fotografias e premiação para documentários, o festival Unidoc. Já no "Ciclo de Palestras" (2006), houve distribuição do "Calandragem" que é o jornal produzido pelo curso de jornalismo da UFPI.
Um dos caminhos para avançar dentro do curso são estes encontros que precisam ser organizados e incentivados. Discutir os problemas e o cotidiano do jornalismo é o primeiro passo para mudanças.

Escrito por Carlos Rocha em 15:56 :