O porquê da mudança
O caráter da decisão pela luta de estabelecer o curso nos turnos tarde e noite tomada pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social - CACOS da UFPI, não foi simplesmente uma decisão política, e sim jurídica. Comunicação Social – Hab. em Jornalismo é um curso registrado como pertencente aos turnos tarde e noite, fato que obriga que o mesmo seja cursado nesses horários.
Aqueles estudantes que se sentem prejudicados por fazerem outra graduação fora da UFPI, que agora reclamam dos horários, precisam entender que o Cacos está defendendo o melhor para o curso, que é privilegiar os interesses daqueles estudantes que fazem comunicação e querem isso para as suas vidas.
De forma que, se o acadêmico está nessa situação, em um horário que choque com o do curso de Jornalismo, nada podemos fazer. O quê pode ser feito é o próprio aluno optar pela graduação que ele(a) quer seguir cursando, de modo que o papel do Centro Acadêmico é defender interesses dentro da regularidade e legalidade que o curso deve oferecer aos seus estudantes.
Desse modo, o CACOS convoca todos os estudantes, realmente comprometidos com o curso e com a instituição, a defender essa que foi uma luta e uma conquista daqueles que querem se tornar Jornalistas formados pela UFPI e pretendem estagiar e trabalhar na área escolhida.