<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d13031105\x26blogName\x3d%23__+Cacos+-+UFPI+__%23\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://cacosufpi.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://cacosufpi.blogspot.com/\x26vt\x3d-7546507036121965604', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Jornalista?
24 setembro 2007

Carlos Rocha
As críticas que faço neste texto podem ser vistas de diversas maneiras, mas se levarem a uma reflexão já acho que é um objetivo atingido. O tema de que vou falar aqui hoje é a necessidade de avanços teóricos no curso de jornalismo da UFPI.
Pela falta de compromisso de ALGUNS professores muitas vezes o aluno chega ao final do curso e tem de admitir que as dificuldades para fazer a monografia serão enormes. Comento muito as minhas impressões, mas acho que não sou o único, já que não só eu passei pelas mãos de professores que foram indolentes nas discussões teóricas.
Muitos alunos que estão pelo curso ou que hoje são formados passam por professores que foram pobres em despertar o interesse pelo estudo em teorias. Felizmente, no momento atual mais professores competentes tem assumido disciplinas de estudo teórico e despertado interesse pela pesquisa. O caminho entretanto, ainda é longo, mas nada que impeça mais avanços para o futuro. Sabe o que diferencia o jornalista do fazedor de textos. O jornalista procura entender mais do que escreve, o fazedor de textos executa apenas uma atividade automática.

Escrito por Carlos Rocha em 22:11 :